Páginas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Vôlei Feminino confia em sua base para manter histórico vitorioso

Com uma história repleta de conquistas, entre elas oito Grand Prix (considerado a versão feminina da Liga Mundial) e dois ouros Olímpicos, a Seleção Feminina de vôlei soma títulos e abre espaço para conseguir mais adeptos à prática, que hoje, segundo o atlas do esporte, é o segundo mais praticado no Brasil, com  cerca de 15 milhões de jogadores.
Tandara em treino da seleção nos jogos Olímpicos de Londres 2012.
Foto: Divulgação
Nas Olimpíadas de Londres, o vôlei feminino conquistou o Bicampeonato da modalidade, em 2004 e 2012, provando que apesar da desconfiança do torcedor, que no mesmo ano acabou em segundo lugar perdendo o título do Mundial para os Estados Unidos, mantiveram-se focadas em conquistar o lugar mais alto do pódio.

Integrante do elenco campeão olímpico na terra da rainha, a atleta do SESI-SP Tandara falou sobre o sentimento de conquistar o ouro.“Foi a melhor sensação na minha vida esportiva, desde que comecei aos 10 anos. É sonho de qualquer atleta, chegar numa olimpíada e ganhar o ouro. É uma sensação de felicidade, de dever cumprido, de tudo isso”. afirmou a jogadora.

Um dos trunfos brasileiros para o sucesso do esporte é a Superliga de vôlei, considerada por atletas e técnicos como a melhor liga do mundo. 

O coordenador técnico da Seleção Antônio Rizola discorreu sobre o assunto e citou a base dos clubes como maior responsável pelo sucesso. “A Superliga conseguiu esse sucesso pelo bom trabalho do Ary (Graça Filho, Presidente da Confederação Brasileira de Vôlei) e dos diretores que lançaram o projeto em 1994. Mas o ponto culminantedo sucesso é à base dos nossos clubes. Deles saem as grandes jogadoras” disse Rizola. 

Fã de voleibol desde criança, a Educadora Física Renata Fontoura afirmou que o esporte tem tudo para crescer ainda mais.“O vôlei é apaixonante. Quando era pequena, assistia a Márcia Fu, Fernanda Venturini, Virna e a Leila jogar. Tomara que com essas conquistas, o vôlei se torne o primeiro esporte do país. É um sonho, quem sabe?” concluiu Renata.

Atualmente, o Brasil ocupa a segunda colocação no Ranking da FIVB (Federação Internacional de voleibol) e fica apenas atrás das americanas. Estas perderam o título Olímpico para a Seleção Brasileira, mas a vitória no Grand Prix e o vice-campeonato na Copa do Mundo de 2011 as colocam no primeiro lugar.

Acompanhe abaixo alguns trechos da entrevista com a jogadora Tandara.


Por: Willy Matos

0 comentários:

Postar um comentário